Como ficará recordado Marcelo Rebelo de Sousa pela História?

Como ficará recordado Marcelo Rebelo de Sousa pela História?
Marcelo Rebelo de Sousa UM PRESIDENTE DE CALÇÕES NUM PAÍS EM CUECAS!
O Selfies? O Comentador? O Turista de calções?
Todas a hipóteses são plausíveis e fundamentadas, sendo que aqui me debruçarei sobre a última das enunciadas.
Dados da Wikipédia ilustram que o actual Presidente da República, desde a altura em que foi eleito em Março de 2016 e até ao presente momento já realizou 101 viagens a 44 destinos diferentes…uma média de mais de uma viagem por mês!
Inexoravelmente, muitas destas viagens incluem um mergulho e umas braçadas num rio ou numa praia, lá nos entrando pelas nossas casas através do écran da TV um senhor sénior, com uma já proeminente barriga, vestido com uns calções “azul cueca”.
Nas mais recentes visitas de Marcelo ao Brasil (Julho e Setembro) e Angola (Agosto e Setembro), lá o vimos, como sempre, em trajes menores, reforçando a sua pretensa imagem de homem simples, acessível, próximo do povo.
Em Copacabana, até aproveitou para cavaquear com duas jovens senhoras no areal, enquanto a televisão registava o momento. Marcelo, indagado pelos jornalistas, explica que esta sua postura é uma questão de estilo, e que cada Chefe de Estado tem o seu!
Estilo, Sr. Presidente? Ou falta de vergonha e de sentido de Estado?
Em Julho e Setembro, em Portugal, os fogos devastavam o país, muitos portugueses ficaram sem os seus haveres e com as suas vidas destruídas e o seu mais alto representante e dignitário, passeava-se de calções por Copacabana, enquanto os seus conterrâneos iam ficando em cuecas!
Também em Luanda, já com a serra da Estrela, um tesouro nacional, a ser completamente destruída pelo fogo, o Presidente Marcelo aproveitou para relaxar numa poltrona de praia do Café del Mar na Ilha de Luanda, devidamente equipado com os seus calções azuis. E os habitantes da serra da Estrela desesperavam por soluções para o seu calvário!
Estes (muito maus) exemplos, não evidenciam um estilo! Definem antes um homem!
Um homem que, parafraseando um belíssimo texto de António Lobo Antunes, “ Os pobrezinhos”, se julga detentor e protector dos pobres do seu país e que para os mesmos se continuarem a “portar bem”, isto é, a serem bons pobrezinhos, os compra literalmente, através da adopção de um comportamento manipulativo e indutor de uma igualdade que não existe de facto.
Marcelo “está-se nas tintas” para os pobrezinhos de Portugal! Apenas precisa deles para poder ir mantendo a sua popularidade, numa demonstração de um enorme e inconsequente narcisismo.
De vez em quando, este homem de calções azuis lá veste o fato de Presidente e vem então alertar os portugueses para a realidade da vida, o que fez recentemente, desafiando o Governo a falar aos portugueses sobre as dificuldades que se avizinham em 2023.
Mas porque manda Marcelo recados e utiliza bitaites e não fala ele mesmo ao país e aos portugueses, com uma linguagem directa e objectiva?
O Presidente que deu cobertura imediata ao roubo perpetrado pelo governo nas pensões dos reformados a partir de 2024 e anos seguintes, tem depois o desplante e a hipocrisia de proferir tais afirmações?
Quando se fala já em voz alta nas possíveis nomeações de um sobrinho de Marcelo para a AICEP, de João Soares para a Santa Casa, do aumento para o dobro das pensões vitalícias dos políticos e juízes quando atingem os 60 anos de idade e do aumento da carne em mais 15 a 20% , o Presidente de calções nada tem a dizer?
Ou este Presidente só serve para decretar 3 dias de luto nacional pela morte da rainha Isabel II?
Quem faz um elogio fúnebre da monarca inglesa como um exemplo “de coragem, de dedicação, de estabilidade e de inabalável sentido de serviço público”, não consegue ver-se ao espelho?
Felizmente, desta vez, teve o bom senso de não se banhar com os seus calções no Tamisa! Seria a vergonha máxima!
Nesta monarquia socialista em que reina o Sr. Costa, Marcelo é apenas o Infante traquina, de calções, numa altura em que os súbditos já estão de cuecas … … até ver!
José Coelho Martins
25/09/2022
Youtube Desgoverno